Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Para dar continuidade às transformações que têm vindo a ser introduzidas no sector económico, Cuba prepara-se para a abertura das primeiras instalações da Zona Especial de Desenvolvimento Económico situadas no modernizado porto de Mariel, uma baía localizada a cerca de 50 km a oeste de Havana.


Este projecto, que tem uma extensão de 445 km quadrados, envolve um investimento superior a 900 milhões de dólares e está a ser construído através de uma parceria entre Cuba e o Brasil, fruto do bom relacionamento e confiança existente entre os dois países e do interesse de muitas empresas brasileiras instalarem aí as suas bases produtivas, destacando-se, entre outras, as de têxteis, calçado, farmacêuticas, vidro e carroçarias para autocarros, não só para o mercado cubano como também para a exportação, aproveitando os benefícios fiscais e aduaneiros que foram aprovados para esta zona especial com o objectivo de fomentar o desenvolvimento sustentável e a atracção de investimentos estrangeiros. 

Prevê-se que pelas modernas instalações portuárias com capacidade para receber barcos de grande calado transitem mais de 3 milhões de contentores por ano, podendo futuramente situar-se estrategicamente como o principal centro regional de logística de mercadorias após o alargamento do Canal do Panamá, cujas obras devem estar concluídas no próximo ano. 

Todo o complexo de Mariel terá condições avançadas de infra-estruturas baseadas em tecnologias limpas e respeitadoras do ambiente, necessárias para apoio às actividades relacionadas com o sector imobiliário, turismo, recreação, inovação tecnológica, agropecuária, comércio e serviços.

A partir do momento em que o Porto de Mariel estiver totalmente operacional iniciar-se-á o desmantelamento e a renovação da magnífica enseada de Havana para a transformar numa marina para iates e porto de cruzeiros, valorizando o centro histórico, considerado pela UNESCO Património Mundial. 

Não só para divulgar este novo projecto como também para prestar esclarecimentos sobre a economia cubana, a Embaixadora de Cuba em Portugal tem visitado e mantido contactos com algumas Associações Empresariais que se têm mostrado interessadas em promover missões comerciais a Cuba, tendo em vista a possibilidade de incrementar as transacções entre os dois países nos mais variados sectores, atendendo à especificidade e qualidade de alguns produtos portugueses que podem ser muito competitivos nos mercados do continente americano. 

A Zona Especial de Desenvolvimento Económico de Mariel será, a partir deste ano, não só uma obra do presente, mas fundamentalmente uma obra para o futuro de Cuba e de todos aqueles que a ela se associarem.

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
La Columna
La Revista