Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cada vez mais se ouve falar em terrorismo e todos os países do chamado mundo ocidental e não só, tomam posições defensivas de modo a evitar que tal calamidade lhes bata à porta. Estão no seu pleno direito, tal como Cuba que desde há mais de meio século tem essa ameaça constante por parte de grupelhos sediados nos EUA que são apoiados por organismos governamentais, não pode descurar a sua segurança, tendo a obrigação de defender por todos os meios a sua população.


Mas esse direito de um país livre e independente não é reconhecido por aqueles que se julgam os donos do mundo e o baluarte da democracia, tendo injustamente condenado cinco cidadãos cubanos a pesadas penas de prisão, cujo único “crime” foi o de combaterem o terrorismo, evitando assim a perda de vidas humanas dos seus compatriotas e até de outras nacionalidades, incluindo a americana.

Os ataques e acções terroristas contra Cuba desde 1959, ano do triunfo da Revolução, causaram a morte a mais de 3.000 cubanos e lesões graves a um número similar, assim como perdas materiais calculadas em cem mil milhões de dólares; e se não fosse a acção patriótica destes e de outros cubanos que se têm sacrificado para defenderem o seu país, as cifras seriam certamente muito maiores.

Felizmente que René e Fernando já estão em liberdade depois de cumprirem integralmente as suas penas, mas não nos podemos esquecer de António, de Gerardo e de Ramón que continuam encarcerados sem qualquer justificação, a não ser a da vingança, do ódio e das políticas americanas subjugadas aos mafiosos e assassinos de Miami, que sabem como utilizar a corrupção para conseguir os seus tenebrosos intentos.

E porque vamos ter a honra de receber no Seixal o Herói Nacional de Cuba René González, o Comité Português para a Libertação dos Cinco e a Associação Portuguesa José Marti organizam um jantar de homenagem aos Cinco Heróis Cubanos com a presença de René, de sua esposa Olga, de Johana Tablada, Embaixadora de Cuba em Portugal e de outras personalidades que entretanto já confirmaram a sua presença.

Este jantar, com um custo de 10 euros por pessoa, realizar-se-á na próxima segunda-feira dia 8 de Setembro pelas 20:00 no restaurante do Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional em Paio Pires – Seixal, estando aberto a todos aqueles que possam e desejem participar nesta justa jornada de solidariedade e de reconhecimento aos Cinco Heróis que nunca claudicaram nas suas convicções e patriotismo, encarando o seu enorme sacrifício e o das suas famílias como um contributo para tornar o mundo melhor, mais justo e mais livre.

As inscrições podem ser efectuadas até às 12:00 do próprio dia 8 através do mail: associacaojosemarti@gmail.com ou pelo tel. 968493654, sendo o pagamento efectuado no próprio local.

Contamos convosco e com o vosso sentido de justiça para continuarmos a defender a libertação incondicional de António, Gerardo e Ramón.

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
La Columna
La Revista