Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Numa recente viagem que efectuei a Havana tive o privilégio de conhecer pessoalmente Fernando González e abraçar novamente René e sua Esposa, bem como Elizabeth Palmeiro, Esposa de Ramón, num breve encontro que tivemos na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, onde trocámos algumas impressões sobre o passado, o presente e o futuro, tendo em vista a libertação dos outros três Heróis que ainda se encontram presos nas cadeias dos EUA. 


Na ocasião, Fernando agradeceu todas as manifestações de solidariedade dos portugueses e das mais variadas entidades e organizações que se têm manifestado ao longo dos anos a favor da causa dos CINCO, em conjunto com o movimento internacional que constantemente apela a que se faça justiça a António, Gerardo e Ramón. 

Mas nós é que temos de agradecer a estes homens, às suas esposas, aos seus filhos e aos restantes familiares todos os sacrifícios a que têm sido sujeitos, revelando uma enorme coragem para suportarem, entre outras coisas, uma separação forçada e desumana, numa afronta aos mais elementares direitos humanos perpetrada por um país que se diz de liberdade. 

As suas fortes convicções por um mundo melhor e menos violento, o seu patriotismo e a sua dignidade, para além da nossa admiração, deveriam servir também de exemplo para todos nós, ajudando-nos a reflectir sobre qual o nosso contributo para uma sociedade menos egoísta e com outros valores mais elevados. 

A simplicidade e a simpatia de Fernando e de René, que muitos conheceram aquando da sua visita a Portugal, cativa-nos de tal modo que parece já os conhecermos desde sempre e que também fazem parte da nossa família, tal é o grau de intimidade com que fazem o favor de nos receber, partilhando connosco as suas inquietações pela saúde e bem-estar dos seus “irmãos” ainda encarcerados e à mercê das arbitrariedades de um poder que injustamente os mantém longe do seu país, pela simples razão de terem cometido o “crime” de combaterem o terrorismo. 

A condenação dos CINCO foi e é apenas de cariz político, servindo para uma cruel vingança contra uma nação que nunca se vergou nem vergará perante uma potência, seja ela qual for, porque preza e defende a sua independência conquistada à custa de muito sangue derramado e mantida com as mais ferozes provações e sacrifícios. 

O Presidente Obama conhece bem o caso dos CINCO e está nas suas mãos fazer justiça, justificando o Prémio Nobel da Paz que recebeu. 

Eu, que tive já a honra de conhecer pessoalmente dois Heróis, não vejo o dia em que irei conhecer os outros três, pois tenho a certeza que esse dia está para chegar em breve e que os irei abraçar, juntando-me à festa de todo um povo que os espera ansiosamente.

La Columna
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Por ocasião do 90.º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro, não tive oportunidade de escrever e de lhe endere&cc...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Cumpriu-se no passado dia 26 de Julho o 68.º aniversário sobre os assaltos ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e ao Quartel Carlos M...
Celino Cunha Vieira - Associação Portuguesa José Marti / Cubainformación.- Passa exactamente a 15 de Maio, o 66.º aniversário sobre a libertação do Presídio Modelo na Isla de Pinos - actual...
Lo último
La Columna
La Revista